Impostômetro

Bem Vindo ao Blog da Galera

Aqui você interage, comenta, aprende e ensina.

O Blog do povo brasileiro! Democracia e diversidade aqui sempre!



Abraços a todos
Renato Fel.


----------------------------------------------

****** Atenção políticos ******

O Blog da Galera não vai descansar enquanto houver CORRUPÇÃO no Brasil. NÃO VAMOS NOS CALAR!



segunda-feira, 31 de maio de 2010

Cronologia Política de Geraldo Alckmin

O início em Pindamonhangaba
Alckmin iniciou a vida política aos dezenove anos de idade, em 1972, ainda estudante de medicina e professor de cursinho pré-vestibular e supletivo/madureza, elegendo-se vereador (1973-1977) de sua cidade natal, Pindamonhangaba, pelo antigo MDB, posteriormente ingressando no PMDB.
Alckmin foi o vereador mais votado entre os eleitos e o vereador proporcionalmente mais bem votado da cidade até hoje, com mais de 10% dos votos válidos. Em seguida, foi escolhido para presidir a Câmara Municipal.
Quatro anos depois, em 1976, concorreu à prefeito da mesma cidade e se elegeu através de eleição direta para o período (1977-1981) postergado em mais dois anos pelo governo militar em função das eleições municipais coincidirem com as estaduais em 1982.
Alckmin foi considerado o mais jovem prefeito já eleito do Brasil. Como ainda precisava concluir a faculdade de medicina, seu pai era o chefe de gabinete da prefeitura. Um de seus motivos de orgulho na administração da cidade foi o asfaltamento. Alckmin teria iniciado a administração com 19 ruas asfaltadas e deixado a cidade com 200 vias nas mesmas condições.

Na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados
Nas eleições de 1982, foi eleito deputado estadual de São Paulo (1983-1987) com 96.232 votos. Em 1986 foi eleito deputado federal constituinte (1987-1991). Em 1988, descontente com os rumos do PMDB, Alckmin, Franco Montoro, José Serra, Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas e outros dissidentes fundam o PSDB.
Em 1990, Alckmin foi reeleito deputado federal por São Paulo como o quarto mais votado dentre os tucanos. Neste segundo mandato, foi autor do projeto do Código de Defesa do Consumidor e relator, na Câmara dos Deputados, do projeto que se converteu na Lei de Benefícios da Previdência Social.
Foi eleito vice-govemnador em 1994 na chapa de Mário Covas para a disputa ao governo de São Paulo, onde saíram vitoriosos, derrotando em segundo turno Francisco Rossi.

Vice-governador de Covas (1995 - 2001)
Em 1995, logo no início de seu mandato, Covas delegou a Alckmin a tarefa de coordenar o Programa Estadual de Desestatização - PED, um programa complexo que previa a privatização de importantes empresas estatais e concessão de trechos de rodovias e ferrovias à iniciativa privada. Naquele momento, o Governo do Estado de São Paulo passava grande crise financeira, estando o Banespa, então o principal banco estatal do estado de São Paulo, sob intervenção do Banco Central do Brasil desde dezembro de 1994. O governo também estava impedido de contrair novos empréstimos e rolar dívidas.
Alckmin tornou-se também um dos principais articuladores políticos de Covas no interior paulista, principalmente no Vale do Paraíba e Litoral Norte, o que lhe garantiu a permanência como candidato a vice de Covas na campanha para a reeleição de 1998, onde ambos foram vitoriosos contra o então candidato a governador Paulo Maluf.



Substituindo Mário Covas (2001-2002)

Em janeiro de 2001, com o agravamento da saúde de Mário Covas, Alckmin assumiu interinamente o governo do Estado de São Paulo. Covas teve piora rápida de seu estado de saúde e faleceu em março de 2001.
Com a morte do governador, foi confirmado no posto, para o qual se reelegeu em 27 de outubro de 2002, para o mandato 2003-2007, no segundo turno, com 58,64% dos votos válidos, derrotando José GenoínoPT). Por já ter exercido uma parte do mandato de Covas, Alckmin não poderia concorrer novamente à reeleição em 2006

Geraldo Alckmin... Esse eu apoio!

1972 - Eleito Vereador de Pindamonhangaba
1976 - Eleito Prefeito de Pindamonhangaba
1982 - Eleito Deputado Estadual por São Paulo
1986 - Eleito Deputado Federal por São Paulo
1990 - Reeleito Deputado Federal por São Paulo
1994 - Eleito Vice-Governador de São Paulo
1998 - Reeleito Vice-Governador de São Paulo
2002 - Eleito Governador de São Paulo
2006 - Candidato a Presidência da República Brasileira
2009 - Secretário Estadual de Desenvolvimento

Comunidade de apoio ao Geraldo Alckmin : 
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=316707


Site do PSDB :



www.psdb.org.br/
www.psdb-sp.org.br/




*Todos unidos por um Brasil melhor e uma São Paulo melhor!


domingo, 30 de maio de 2010

O que um grêmio estudantil e a lei do Grêmio Livre

O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.




LEI DO GRÊMIO LIVRE

LEI N° 7.398, DE 4 DE NOVEMBRO DE 1985.

Dispõe sobre a organização de entidades representativas dos estudantes de 1° e 2° graus e dá outras providências

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o congresso Nacional decreta e em sanciono a seguinte lei:

Art. 1° - Aos estudantes de estabelecimentos de ensino de 1° e 2° graus fica assegurada a organização de Estudantes como entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas com finalidades educacionais, culturais, cívicas esportivas e sociais.

§ 1° - (VETADO).

§ 2° - A organização, o funcionamento e as atividades dos Grêmios serão estabelecidos nos seus estatutos, aprovados em Assembléia Geral do Corpo discente de cada estabelecimento de ensino convocada para este fim.

§ 3° - A aprovação dos estatutos, e a escolha dos dirigentes e dos representantes do Grêmio Estudantil serão realizados pelo voto direto e secreto de cada estudante observando-se no que couber, as normas da legislação eleitoral.

Art. 2° - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3° - Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, em 04 de novembro de 1985; 164° da Independência e 97° da República.

JOSÉ SARNEY

Marco Maciel




Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990


     O Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 53º inciso IV, garante o direito dos estudantes de se organizar e participar de entidades estudantis.



Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996


     Esta lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A partir dela, estão garantidas a criação de pelo menos duas instituições, a Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil, cabendo à Direção da Escola criar condições para que os alunos se organizem no Grêmio Estudantil. A lei determina ainda a participação de alunos no Conselho de Classe e Série.

sábado, 29 de maio de 2010

Documentos históricos nº1 : Tratado de Tordesilhas

"D. João (III), por graças de Deus rei de Portugal e dos Algavares d'aquém e d'além mar em África e Senhor da Guiné. A quantos esta nossa carta virem, fazemos saber que..." Assim começa o tratado assinado em Tordesilhas, em 7 de junho de 1494. Por êste documento, Portugal e Espanha repartiriam o mundo entre si. Por que êste privilégio?

Tudo começou em 1385, quando subiu ao trono português, com o apoio dos primeiros comerciantes, Dom João I, fundador da Dinastia de Avis. Em troca, Dom João ajudou-os nas explorações marítimas. E os portuguêses vão se familiarizando com a costa da África, conhecendo o Atlântico. EM 1453, os turcos tomam Constantinopla, fechando o caminho até então conhecido para comércio com o Oriente. Enquanto venezianos e genoveses tentam forçar a passagem, os portuguêses se lançam na busca de uma rota que, contornand a Áfirca, os leve às riquezes orientais. Nesta busca estão sós : inglêses e franceses, recém-saídos da Guerra dos Cem Anos, andam às voltas com conflitos internos; os espanhóis encontram-se absorvidos em expulsar de suas terras os muçulmanos, o que finalmente conseguem em 1492.

Os portuguêses eram senhores do Atlântico, mas foi Cristóvão Colombo, um genovês a serviço da Espanha, quem descobriu a América, a 12 de outubo de 1492. Dom João II de Portugal não se conforma e, invocando uma bula do Papa Xisto IV (1481), reivindica para si as terras recém-descobertas. Fernando e Isabelm, reis da Espanha, vão ao Papa AlexandreVI, espanhol, e conseguem outra bula, que lhes garante a posse das terras e mares que fiquem para além de 100 léguas da ilh dos Açôres. Dom João II, descontente, manda emissários ao reino de Castela, a fim de discutir o assunto. Procuram um acordo, "porquanto os ditos senhores seus constituintes há certa diferença sôbre o que a cada uma das ditas partes pertence do que até hoje, dia da feitura desta capitulação (tratado), está por descobrir no mar oceano".
Dom João II propõe que se divida o globo  por uma linha paralela ao equador : o Norte fica para a Espanha, o Sul para Portugal. Mas os reis espanhóis preferem a divisão por um meridiano, pois deve haver terras ao sul de onde êsteve Colombo. Na verdade, Portugal quer garantir para si os caminhos do Sul que, contornando a África, levariam às Índias.
A Espanha, por outro lado, quer chegar às Índias pelo Ocidente. Portugal abriu mão da divisão Note-Sul, a Espanha pediu que o meridiano fôsse traçado a 370 léguas de Cabo Verde. Fêz-se o tratado, "por certidão e corroboração do qual assinamos esta nossa carta do nosso sinal e a mandamos selar do nosso sêlo do chumbo e fios de sêdas de côres".


*A baixo, cópia do original existente no "archivo de indias", em Sevilha na Espanha. :  (clique na imgem e amplie)








OBS:
Texto e cópia do documento estraído do livro "Grandes Personagens da Nossa História" - Abril Cultural (português arcaico)

domingo, 23 de maio de 2010

Plano Viário para cidade de São Paulo – “CORAÇÃO VIÁRIO”


A mobilidade viária hoje é um grande problema em todas as grandes cidades.
Na nossa cidade, não é diferente!

O transporte publico de qualidade sem duvida é essencial e um sonho para todos nós. Mas não podemos sonhar, um transporte publico de qualidade demoraria varias décadas para que ficasse pronto, atingindo assim, todos os cantos da cidade.

E não podemos esquecer que hoje o carro é um instrumento de trabalho.

Assim, em razão da crescente dificuldade de enfrentarmos o congestionamento viário, no trânsito infernal desta capital, é que apresento um plano vário denominado "CORAÇÃO VIÁRIO", que evidentemente poderá solucionar de vez este angustiante problema.

Cabe-me salientar que os estudos iniciais do plano viário foram apresentados ao memorável e, então prefeito, Jânio Quadros, em um almoço realizado na residência do senhor Simões Netto, ex-coordenador de trânsito do Estado de São Paulo, com as presenças, do saudoso Deputado Federal Samir Achôa, Cláudio Tucci, Procurador e Luís Aversa, Arquiteto.

O plano, em versão preliminar, foi discutido pelos participantes deste almoço, tendo sido aprovado pelo então Prefeito.

Mas, à vista dos parcos recursos existentes à época nos cofres municipais e, também, da dificuldade na obtenção de ajuda federal, sua execução foi deixada para o futuro.

Desta forma, devido ao agravamento do problema, com a instalação de um verdadeiro caos urbano, entendo que seja essencial reapresentar o Plano Viário, agora mais detalhadamente.

É um plano bastante audacioso, de custo elevado, mas perfeitamente exeqüível em razão de recursos disponíveis para seu financiamento, nas três esferas de governo : Federal, Estadual e Municipal.

A crise de mobilidade no trânsito afeta todos nós. É nociva a nossa saúde física e mental, aumentando o estresse, a prática de delitos, gerando conflitos sociais decorrentes da violência no trânsito, e de elevadíssimo custo financeiro.

Sei que houve uma série de tentativas para minimizar essa situação.

Por sua vez, a implantação pela Prefeitura do Rodízio Municipal de Veículos não alcançou o que se esperava.

Na verdade, privilegiou uma minoria em detrimento da grande maioria da população que continua sensivelmente sendo prejudicada.

A idéia, deste novo plano, é fazer com que os milhares de veículos que cruzam a cidade de São Paulo, de uma zoa a outra, em função do trabalho e, especialmente, de outros milhares vindo dos municípios da Grande São Paulo, passe a trafegar pelo "CORAÇÃO VIÁRIO", deixando as vias internas livre para o tráfego local.

Dessa forma com a melhor circulação dos veículos, não haveria mais dificuldades no cumprimento de nossas obrigações, sendo possível cada cidadão cumprir com todos os seus compromissos agendados, em função de seu trabalho diário.

Com a fluidez no trânsito os veículos da área de saúde (UTIS móveis, Ambulâncias), Corpo de Bombeiros, Resgate, Viaturas Policiais, todos que prestam serviços de fundamental importância para o resguardo e proteção da vida e segurança do cidadão, passariam a realizar seu trabalho de maneira mais rápida e eficiente.

O Plano, ora apresentado, poderá sofrer alterações para seu aprimoramento, com análise dos órgãos competentes para aprovação e execução do mesmo.

As alças de entradas e saídas deverão ficar a critério dos órgãos técnicos.

Acredito no pleno sucesso deste plano viário, penso que o Governo Estadual e o Governo Federal junto ao município poderão aprová-lo e investir em sua implantação o mais breve possível.

Afinal, tenho muito orgulho de morar na cidade que mais contribui para riqueza do nosso Brasil e, portanto, é indiscutível que São Paulo mereça a implantação de um Plano Viário de tal porte, para que possamos viver com mais qualidade nesta cidade.




Atenciosamente,
Renato Felisoni Jr. - um brasileiro de São Paulo





Ilustração do projeto (clique na imagem e amplie) :








 











domingo, 16 de maio de 2010

Marina Silva prega novo modo de governar

Rio de Janeiro, 16 mai (EFE).- A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva assumiu neste domingo a candidatura à Presidência pelo Partido Verde (PV) e se ofereceu para renovar a política com ética e transparência e assim fazer frente aos novos desafios econômicos, sociais e ambientais do Brasil.

"O PT perdeu sua capacidade de conectar-se com as utopias do século XXI", afirmou Marina ao falar do partido que ajudou a criar representado no Governo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ela deseja suceder após as eleições de outubro.

A política de 52 anos está em terceiro nas pesquisas, atrás da candidata do Governo, Dilma Rousseff (PT), e do opositor José Serra, (PSDB), a quem pediu "respeito" e uma "campanha limpa".

Marina insistiu especialmente na necessidade de erradicar a corrupção e reivindicou um novo modelo de relação do Governo com os cidadãos, mais participativo e respeitoso.

Ela colocou como exemplo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o candidato verde à Presidência da Colômbia, Antanas Mockus, em quem vê "indícios" do novo estilo de governar que reivindica para o Brasil.

"Devemos reinventar a maneira de caminhar na política, ser intolerantes com a corrupção, fazer uma gestão pública baseada na transparência e na competência e desenvolver políticas cidadãs, baseadas em princípios e valores", relatou.

A ex-ministra, que esteve vinculada ao PT durante 30 anos e saiu do Governo em 2008, louvou as políticas sociais de Lula e também as reformas econômicas empreendidas por seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, que "pôs as bases para fazer os investimentos de hoje".

No entanto, olhou o presente e ressaltou que o Brasil vive uma "crise social", que se une aos problemas econômicos mundiais e à "crise ambiental de consequências dramáticas".

Na área ambiental, repassou as conquistas dos grupos ambientalistas no mundo todo e citou a cúpula de Copenhague, na qual por seu empenho conseguiu fixar metas para a redução dos gases do efeito estufa.

Ela propôs caminhar em direção a um desenvolvimento sustentável, com o uso das fontes de energia alternativa, que contribuam para uma economia com baixas emissões de gases carbônicos em convivam bem com uma "indústria próspera".

Para dar mais seriedade a sua proposta econômica, a candidata do PV anunciou neste domingo seu companheiro de chapa: o empresário Guilherme Leal, um dos homens mais ricos do Brasil, dono do grupo de cosméticos Natura.

Leal, de 56 anos, é um empresário próspero que fez fortuna com a produção de cremes e perfumes com produtos biologicamente corretos, o que o levou a ocupar este ano o posto 463 na lista de milionários elabora anualmente pela revista americana "Forbes".

A candidata assegurou que a fórmula que integra com Leal representa a "aliança" entre uma militante socioambiental e um "empresário progressista" de sucesso e ressaltou o compromisso com o meio ambiente de seu companheiro.

Também lembrou sua origem humilde, o povoado amazônico isolado no qual nasceu como uma "filha dos excluídos" e utilizou algumas passagens de sua vida, como sua alfabetização tardia, aos 16 anos, para ressaltar a necessidade dos investimentos na educação.


(http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5ifxnAX8bqj-d8F8TjFkhxmb3ZMZQ - De Agencia EFE)

sábado, 15 de maio de 2010

Clickarvore

O que é o clickarvore ?

O clickarvore é um programa de reflorestamento com espécies nativas da Mata Atlântica pela Internet. Cada click corresponde ao plantio de uma árvore, custeado por empresas patrocinadoras, e agora também pela própria sociedade civil através de uma nova ferramenta de e-commerce.


De quem é a iniciativa ?

O clickarvore é uma parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica, o Instituto Ambiental Vidágua e o Grupo Abril, com o apoio de empresas patrocinadoras.


Como funciona ?

A Fundação SOS Mata Atlântica, o Instituto Ambiental Vidágua e o Grupo Abril unem seus esforços neste Programa para captar recursos e convertê-los em árvores com a ajuda da Internet. Para cada click, uma árvore será plantada. Assim, pretendemos mudar o atual quadro de devastação da Mata Atlântica.




*Vamos incentivar iniciativas como está... eu todo dia planto uma árvore e você?


 


 

sábado, 1 de maio de 2010

Plano Diretor – Estaria certo em seus estudos e apontamentos?


Estudos mostram que é preciso investir em transporte público.
Projeto propõe a união entre a expansão da cidade e o trânsito.


O Plano Diretor, em revisão na Câmara Municipal, aponta a necessidade de investimentos em transporte público. E os corredores de ônibus são uma das alternativas para o caos do trânsito. No começo da noite, a velocidade média na capital paulista é de mais ou menos 15 km/h.

Na cidade congestionada, mais 800 veículos são emplacados por dia. "São Paulo vive hoje um estado de caos. Basta que tenha um acidente numa das marginais que São Paulo inteira para", diz Lucila Lacreta, arquiteta e urbanista.

Pra fazer a metrópole andar, o Plano Diretor propõe um casamento do trânsito com a expansão da cidade. Percília Gomes de Oliveira, corretora de imóveis, mora na Pompéia há quase 30 anos. Nesse tempo viu a construção de dois shoppings, um supermercado e dezenas de prédios.

"A consequência disso é um trânsito danado, você tem dificuldade pra estacionar nas ruas, que era muito mais fácil. Hoje em dia é difícil você parar em algum lugar para poder estacionar o carro. É complicado", afirma.

A saída é uma velha conhecida: priorizar o transporte coletivo, com mais corredores e faixas exclusivas de ônibus.

Em 2002, quando o Plano Diretor entrou em vigor, estudos apontavam a necessidade de construir 325 km de corredores em dez anos. Até agora, foram feitos 82.

Trem, ônibus, metrô - tudo é necessário. A verdade, dizem os especialistas, é que não existe milagre - é preciso dar condições para que o motorista possa deixar o carro de lado

"Então, quando as pessoas dizem 'o trânsito de São Paulo é muito ruim', é preciso dizer que o transporte de São Paulo é muito ruim por isso o trânsito é como é", afirma o consultor de políticas públicas Adriano Branco.

Não há uma data definida para o fim das discussões sobre a revisão do Plano Diretor. Mas pelo menos até 25 de maio os vereadores vão continuar debatendo o tema.


http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/04/plano-diretor-aponta-necessidade-de-mais-corredores-de-onibus-em-sp.html




*Agora eu eu pergunto será que não existe solução mesmo????
E a industria de automóveis como que fica se tirarmos todos ou grande parte dos carros de circulação???

Existe sim alternativa! Mas o que mais me espanta é que esses tidos como especialista não sabem como solucionar o trânsito da maior cidade do Brasil, da cidade que mais lucros gera ao Brasil... como já disseram estamos estamos próximos do caos, o que que será de São Paulo daqui 5, 10 anos??? E os milhões de combustíveis gastos inutilmente, e o estresse gerado por esses gigantescos congestionamentos, e os horários perdidos???

Realmente estamos próximos ao caos e por tal motivo é que em alguns dias estarei lançando a solução para o trânsito de São Paulo, transporte publico de qualidade é muito bom, mas não a solução, a população não para de crescer e somente com o transporte publico o que seria dos desempregados???


Aguardem...