Impostômetro

Bem Vindo ao Blog da Galera

Aqui você interage, comenta, aprende e ensina.

O Blog do povo brasileiro! Democracia e diversidade aqui sempre!



Abraços a todos
Renato Fel.


----------------------------------------------

****** Atenção políticos ******

O Blog da Galera não vai descansar enquanto houver CORRUPÇÃO no Brasil. NÃO VAMOS NOS CALAR!



terça-feira, 29 de junho de 2010

"Ler devia ser proibido"

sábado, 12 de junho de 2010

Documentos históricos nº 2 : Carta de Pero Vaz de Caminha

"Senhor. Pôsto que o capitão dessa vossa frota e assim os outros capitães escreverem a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra que ora nesta navegação se achou, não deixarei também de dar disso conta a Vossa Alteza assim como melhor puder, ainda que para bem contar e falar, o saiba pior que todos fazer (...) E, portanto, senhor do que hei de falar começo e digo : que a partida de Belém, como Vossa Alteza sabe, foi segunda-feira 9 de março, e sábado do dito mês, entre as 8 horas, nos achamos entre as Canárias, mais perto da Grande Canária; e ali andamos todo aquêle dia em calma, à vista delas, obra de três ou quatros léguas; e domingo dia 22 do dito mês, às 10 horas, pouco mais ou menos, houvemos vista das ilhas de Cabo Verde, (...) e assim seguimos nosso caminho por êste mar de longo até têrça-feira das oitavas da Páscoa, que foram vinte e um dias de abril, que topamos alguns sinais de terra..."

Assim, Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, inicia sua carta - uma carta de sete fôlhas -, o primeiro documento da história do Brasil, em que conta a El-Rei Dom Manuel as novas do descobrimento dessas terras, no dia 21 de abril de 1500. Nas páginas seguintes, Caminha prossegue falando das belezas da terra, que Cabral chamou  de Vera Cruz; de suas aves estranhas e da sua gente, que descreve como sendo de bons rostos e muito inocentes na sua nudez, que mostram sem nenhuma vergonha. Fala ainda de como os portuguêses tentaram fazer amizade com os índios, trocando presentes com êles, e da missa celebrada logo no dia 2 de maio, pelo Frei Henrique Soares, de Coimbra. Do clima da nova terradiz que era muito bom e temperado como o do Entre-Douro e Minhos, em Portugal, e que as águas eram sem fim, e mais, tudo o que se plantasse cresceria. Mas - continua contando Caminha - o melhor que os portuguêses poderiam fazer seria salvar aquela gente, que considerava muito selvagem. E termina : "Beijo as mãos de Vossa Alteza. Dêste Pôrto Seguro da vossa ilha da Vera Cruz, hoje sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500".




A baixo, fac-simile da ultima página da carta de Caminha, cujo o original se encontra no arquivo nacional da Torre do Tombo em Portugal. A moldura é trabalho posterior.
: (clique na imagem e amplie)





OBS:
Texto e cópia do documento estraído do livro "Grandes Personagens da Nossa História" - Abril Cultural (português arcaico)