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segunda-feira, 29 de março de 2010

Educação... como melhorar-la ?

Não sei como nossos governantes, políticos, representantes ainda não pensaram em como tornar as aulas tidas nas escolas mais agradáveis e de interesse do aluno. (Eles estão aí nos representando para solucionar os problemas...)


Todos nós já sabemos que o formato MEC de ensino é pouco funcional, tanto é que depois da escola ainda temos que fazer mais e mais cursos de especialização. Todos nós também sabemos que os alunos hoje em dia não se interessam pelas aulas, a grande maioria vai pelos amigos e/ou porque os pais obrigam a ir.
O que ocorre nas escolas (tanto particular como publica) é péssimo pois os jovens acabam já indo para escola sem vontade de aprender. Nas escolas publicas ainda temos o problema de salários baixos dos professores, o que pode acarretar em profissionais desmotivados, e muitas vezes a falta de infraestrutura da escola.


E como podemos solucionar esses problemas?

Para solucionar esses problemas temos que começar pagando um salário digno para os professores e exigir cursos de especialização a cada 2 anos pelo menos. Depois é acabar com esse modelo MEC onde obriga todos estudarem tudo e no final das contas saem do colégio e ainda tem que fazer curso de especialização antes de entrar de fato para o mercado de trabalho.
Para o ensino fundamental, oferecer dentro do decorrer do ensino fundamental até chegar no médio um ensino diferenciado onde tudo se aprende a partir de um curso como por exemplo: Culinária, Jardinagem, Artesanato, Moda e etc. O ensino tem que ser diferenciado onde se aprenderá todas as matérias em cima, a partir desses cursos. Além das crianças terem mais vontade de aprender, mostrarem mais interesse, já vão estar sendo preparadas para o mercado de trabalho, coisa que não acontece hoje em dia.
No ensino médio, somente no primeiro ano é que se tem todas as matérias, no segundo e no terceiro é dividido por áreas (Humanas, Exatas e Biológicas) e o aluno escolhe a área na qual deseja ingressar e se especializar. O jovem tem que escolher, pois já se supõe que ele tem maturidade suficiente para saber o que quer... e sem ele ser obrigado a fazer isso ou aquilo ele tem muito mais prazer de fazer, estudar o que ele mesmo escolheu.
A partir da sétima série(oitavo ano) deveria ter uma matéria chamada política e atualidades, essa matéria seria obrigatória da sétima série(oitavo ano) até o terceiro médio. Nessa matéria se aprenderia os Hinos brasileiros(Nacional, Independência, Proclamação da Republica), a estrutura política do Brasil e como ela funciona, legislação eleitoral e debates sobre atualidades, notícias de jornais, revistas.
Digo também que as escolas deveriam fazer mais "estudos do meio" (aí fica a critério da escola) por exemplo: em uma aula de inglês levar os alunos no cinema para assistirem um filme legendado; numa aula de português irem a museus como o da língua portuguesa; para aula de química irem mais ao laboratório, fazerem mais experiências, irem para praia estudar, para o mato; Biologia ir ao laboratório, fazer experiências, ir para o mato, praia, parques; E assim ir fazendo com todas as matérias.



*Não obriguem o jovem a fazer isso ou aquilo, atraiam o interesse dele.






sexta-feira, 5 de março de 2010

Menor Abandonado

Na base dos Menores Abandonados está a desagregação da família. A maior parte dessa desagregação está relacionada ao desemprego ou a baixa renda, mas não podemos deixar de apresentar os dados do relatório feito pelo IPEA :

Segundo o relatório as causa para o menor abandonado são:


 Dos desabrigados são órfão e as principais causas são:

- Pobreza 1º
- Abandono familiar 2º
- Violência doméstica 3º
- Pais dependentes de droga ou álcool 4º



Aqui cabe uma questão de cidadania:

O menor foi abandonado por que?
A resposta parece óbvia: por seus pais, que lhes concederam a vida e que têm a obrigação legal de moral de sustentá-los. Mas você, a sociedade e as instituições públicas não têm nenhuma responsabilidade, por essa situação?
Até quando nós cidadãos que pagamos impostos aceitaremos conviver com essas imensas e crescentes legiões de crianças que vivem nessas condições de abandono?

Menor Abandonado:










*Iniciativa que deu e está dando certo (deveria ser expandido para todo Brasil):

Extinção da FEBEM e a criação da FUNDAÇÃO CASA.

Fundação Casa:
http://www.youtube.com/watch#!videos=VIochDbEYqU&v=pJKVbnWokhA