Impostômetro

Bem Vindo ao Blog da Galera

Aqui você interage, comenta, aprende e ensina.

O Blog do povo brasileiro! Democracia e diversidade aqui sempre!



Abraços a todos
Renato Fel.


----------------------------------------------

****** Atenção políticos ******

O Blog da Galera não vai descansar enquanto houver CORRUPÇÃO no Brasil. NÃO VAMOS NOS CALAR!



sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Documentos históricos nº 3 : Carta de Dom Mauel aos Reis Católicos

Datada de 28 de agôsto de 1501, dois meses após a volta de Cabral a Lisboa, uma carta de Dom Manuel, rei de Portugal, deu conhecimento oficial à Espanha - e através dela a tôda a Europa -  do descobrimento da nova terra.
Dom Manuel inicia desculpando-se pela demora : "Êstes dias passados depois que a primeira nova da Índia chegou, não escrevi logo a Vossas Senhorias as coisas dela porque não era ainda vindo Pedro Álvares Cabral, meu capitão-mor da frota, que lá tinha enviado. E depois de sua chegada sobrestive ainda nisso porque também não eram ainda vindas duas naus de sua companhia, das quais uma delas tinha enviado a Sofala, que é mina de outro que novamente se achou, não para resgatar, sòmente para haver verdadeira informação das cousas dela, porquer duas naus que para isso iam, uma delas se perdeu no mar e a outra se apartou da frota com tempo feito e não foi à dita mina. e depois de chegadas as ditas naus, estando para notificar tudo a Vossas Senhorias, Pero Lopes de Padilha me dsisse que folgaríeis de saber as novas de como as cousas dela secederam, as quais, de como tudo sumàriamente se passou, são estas."
Em seguida, Dom Manuel se refere ràpidamente ao descobrimento de Cabral, evitando dar maiores informações sôbre as novas terras: " O dito meu capitão com treze naus partiu de Lisboa a nove dias de março do ano passado e nas oitavas Páscoa seguinte chegou a uma terra que novamente descobriu a que pôs nome de Santa Cruz, em que achou  as gentes mas como na primeira inocência, mansas e pacíficas, a qual pareceu que Nosso Senhor milagrosamente quis que se achasse porque é mui conveniente e necessária à navegação da Índia, porque ali corrigiu suas naus e tomou água, e pelo caminho grande que tinha para andar não se deteve para se informar das cousas da dita terra, sòmente dali me enviou um navio a notificar-me como a achara e seguiu seu caminho..."
Aqui, Dom Manuel esconde o jôgo. Em março de 1501, cinco meses antes, mandara uma expedição reconhecer as novas terras e sabia inclusive que se tratava de um continente. Não revelando isso, o rei português quer evitar a cobiça dos soberanos espanhóis.
No resto da extensa carta comenta a recepção de Cabral nas Índias, as riquezas que encontrou, as especiarias que trouxe, as lutas em que estêve empenhado. Mas sôbre a descoberta do Brasil, que seria a razão principaç do relato, nada mais.




FAC-SIMILE da cópia quinhentista da "Carta do rei Dom Manuel aos reis católicos" - arquivo do Estado de Veneza. : (clique na imagem e amplie)





OBS:
Texto e cópia do documento estraído do livro "Grandes Personagens da Nossa História" - Abril Cultural (português arcaico)

4 comentários:

  1. Colega, por volta das 17h de hoje (21/08/10) sua conta no twitter @renatofel estava funcionando normalmente, até retuitei posts q você havia enviado. Vejo que agora (18h15) a conta está suspensa. Dê uma olhada no que está acontecendo. Cheiro de censura no ar.
    Saudações.
    http://twitter.com/livrexpress

    ResponderExcluir
  2. olá Ide,

    Realmente minha conta está como suspensa, não sei o que é que aconteceu. Mas eu já entrei com recurso junto ao twitter, esté em processo o meu pedido, mas sabe-se lá o que vai acontecer né.

    Será que é Censura ou eles configuraram como SPAM, por eu mandar varias vezes a mesmas coisas??? Aí é que tá. Se for censura, pode ficar tranquilo que eu não vou me calar jámais, eles tem que vir é me matar aí sim eles conseguirão me calar.

    Eu não tenho medo de censura, eu não tenho medo de Ditadores!

    É como dizem, quem não deve não teme.


    VENHAM ME PEGAR!!!!

    ResponderExcluir
  3. Como a época é de guerra eleitoral/eleitoreira, pode ser também que petistas e/ou tucanos tenham te denunciado por "spam"...
    Como falei lá no Twitter, um dos problemas de quem apóia Marina é ser alvo da raiva petista e tucana ao mesmo tempo. E dos ímpetos censórios de ambos...
    Sugestão: enquanto o Twitter não esclarece a situação da conta bloqueada, você poderia abrir outra.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Eu não apoio e não gosto do Serra, mas não sou assim contra o Serra meu caro... claro, como eu disse não o apoio por não compactuar com ladrões.

    Estou esperando ver o que da o meu requerimento ao twitter.


    Obrigado pela sua atenção e preocupação.



    Abraços!

    ResponderExcluir