Mesmo com a inauguração do Trecho Sul do Rodoanel e a ampliação da Marginal do Tietê, redução da lentidão das 7 às 10 horas foi só de 1,8%
Renato Machado - O Estado de S.Paulo
Em um ano que teve inauguração das novas pistas da Marginal do Tietê e do Trecho Sul do Rodoanel, os motoristas paulistanos continuaram enfrentando os mesmo congestionamentos de antes no horário de pico da manhã - entre 7 e 10 horas. A redução do índice de lentidão foi de apenas 1,8% entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com mesmo período de 2009.
Os números da manhã chamam a atenção porque diferem bastante do registrado em outros períodos e até com a média diária. A inauguração das obras e as restrições para caminhões criadas pela Prefeitura foram responsáveis por uma redução quase seis vezes maior no horário de pico da tarde. A média passou de 129 para 116,8 km no período entre 17 e 20 horas.
O mestre em transportes Sérgio Ejzenberg afirma que a maior fluidez constatada nas marginais não foi acompanhada pela melhoria em outros corredores. Ou seja, pela manhã pode ocorrer ganho no tempo de viagem nas marginais, mas os motoristas voltam a perder tempo em outros corredores. "Pela manhã, quase todas as viagens são para o centro da cidade, em corredores já saturados. Na volta é o contrário: os motoristas vão para as marginais, que estão fluindo melhor e ajudam a dispersar o trânsito de outros corredores", diz Ejzenberg.
PARA LEMBRAR
Em setembro, a CET proibiu a circulação de caminhões durante o dia na Marginal do Pinheiros e Avenidas Bandeirante, Roberto Marinho e Afonso D"Escragnolle Taunay. A restrição foi possível após a inauguração do Trecho Sul do Rodoanel, que evitou que os veículos de carga passem por essas vias para chegar à Rodovia dos Imigrantes. Agora, a Prefeitura estuda estender as restrições à Marginal do Tietê. Para isso, a inauguração de um novo trecho da Avenida Jacu-Pêssego, ocorrida na semana passada, ligando a zona leste da capital a Mauá, funcionaria como um minianel viário.
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O que os prefeitos de São Paulo, principalmente os tecnicos que não entendem nada de trânsito da prefeitura, gostam de fazer obras palheativas, obras que não resolvem o trânsito de São Paulo, apenas transferem o congstionamento de um local para o outro. Sem falar que eles gostam de ferrar com os trabalhadores proibindo cada vez mais. É rodizio de carro, é rodizio de caminhões, é proibição de taxi circular em alguns corredores de onibus, isso tudo está provado que não resolve o trânsito. A SOLUÇÃO É O CORAÇÃO VIÁRIO.
São Paulo merece um Plano Viário de tal porte como o do CORAÇÃO VIÁRIO, chega de gastar bilhões em obras palheativas como a Nova Marginal. Precisamos de solução e não obras palheativas e me didas que proibem isso ou aquilo, somente para alimentar a industria das multas.
Trânsito é circulação, Trânsito é educação e orientação. Quem descubiu a industria da multa, descobriu a "America", tomam dinheiro facil, facil de muito trabalhadores.
Chega de brincar com o dinheiro do povo, chega de palhaçada, a solução é o CORAÇÃO VIÁRIO !
PLANO VIÁRIO PARA CIDADE DE SÃO PAULO - "CORAÇÃO VIÁRIO"
http://galeraporumbrasilmelhor.blogspot.com/2010/05/plano-viario-para-cidade-de-sao-paulo.html
Renato Fel.
RENATO FEL. ,
ResponderExcluirNós Brasileiros estamos carecendo de políticos do bem, a cada dia que passa os políticos do mal estão dominando.
São Paulo é a cidade que mais contribui para riqueza da nossa nação, merece sim um projeto como esse que você brilhantemente apresenta!
CORAÇÃO VIÁRIO JÁ!
Rafaela.
Realmente é um total descaso com o povo trabalhador.
ResponderExcluirNão precisamos de obras faraonicas e sim de obras modernas e que certamente resolverão o problema do transito de São Paulo, como o Coração Viário.
Parabens Renato, estou contigo.