Impostômetro

Bem Vindo ao Blog da Galera

Aqui você interage, comenta, aprende e ensina.

O Blog do povo brasileiro! Democracia e diversidade aqui sempre!



Abraços a todos
Renato Fel.


----------------------------------------------

****** Atenção políticos ******

O Blog da Galera não vai descansar enquanto houver CORRUPÇÃO no Brasil. NÃO VAMOS NOS CALAR!



sábado, 29 de maio de 2010

Documentos históricos nº1 : Tratado de Tordesilhas

"D. João (III), por graças de Deus rei de Portugal e dos Algavares d'aquém e d'além mar em África e Senhor da Guiné. A quantos esta nossa carta virem, fazemos saber que..." Assim começa o tratado assinado em Tordesilhas, em 7 de junho de 1494. Por êste documento, Portugal e Espanha repartiriam o mundo entre si. Por que êste privilégio?

Tudo começou em 1385, quando subiu ao trono português, com o apoio dos primeiros comerciantes, Dom João I, fundador da Dinastia de Avis. Em troca, Dom João ajudou-os nas explorações marítimas. E os portuguêses vão se familiarizando com a costa da África, conhecendo o Atlântico. EM 1453, os turcos tomam Constantinopla, fechando o caminho até então conhecido para comércio com o Oriente. Enquanto venezianos e genoveses tentam forçar a passagem, os portuguêses se lançam na busca de uma rota que, contornand a Áfirca, os leve às riquezes orientais. Nesta busca estão sós : inglêses e franceses, recém-saídos da Guerra dos Cem Anos, andam às voltas com conflitos internos; os espanhóis encontram-se absorvidos em expulsar de suas terras os muçulmanos, o que finalmente conseguem em 1492.

Os portuguêses eram senhores do Atlântico, mas foi Cristóvão Colombo, um genovês a serviço da Espanha, quem descobriu a América, a 12 de outubo de 1492. Dom João II de Portugal não se conforma e, invocando uma bula do Papa Xisto IV (1481), reivindica para si as terras recém-descobertas. Fernando e Isabelm, reis da Espanha, vão ao Papa AlexandreVI, espanhol, e conseguem outra bula, que lhes garante a posse das terras e mares que fiquem para além de 100 léguas da ilh dos Açôres. Dom João II, descontente, manda emissários ao reino de Castela, a fim de discutir o assunto. Procuram um acordo, "porquanto os ditos senhores seus constituintes há certa diferença sôbre o que a cada uma das ditas partes pertence do que até hoje, dia da feitura desta capitulação (tratado), está por descobrir no mar oceano".
Dom João II propõe que se divida o globo  por uma linha paralela ao equador : o Norte fica para a Espanha, o Sul para Portugal. Mas os reis espanhóis preferem a divisão por um meridiano, pois deve haver terras ao sul de onde êsteve Colombo. Na verdade, Portugal quer garantir para si os caminhos do Sul que, contornando a África, levariam às Índias.
A Espanha, por outro lado, quer chegar às Índias pelo Ocidente. Portugal abriu mão da divisão Note-Sul, a Espanha pediu que o meridiano fôsse traçado a 370 léguas de Cabo Verde. Fêz-se o tratado, "por certidão e corroboração do qual assinamos esta nossa carta do nosso sinal e a mandamos selar do nosso sêlo do chumbo e fios de sêdas de côres".


*A baixo, cópia do original existente no "archivo de indias", em Sevilha na Espanha. :  (clique na imgem e amplie)








OBS:
Texto e cópia do documento estraído do livro "Grandes Personagens da Nossa História" - Abril Cultural (português arcaico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário