Impostômetro

Bem Vindo ao Blog da Galera

Aqui você interage, comenta, aprende e ensina.

O Blog do povo brasileiro! Democracia e diversidade aqui sempre!



Abraços a todos
Renato Fel.


----------------------------------------------

****** Atenção políticos ******

O Blog da Galera não vai descansar enquanto houver CORRUPÇÃO no Brasil. NÃO VAMOS NOS CALAR!



sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O meio-ambiente pede socorro - o que será de "nós"?

"A vida nos da tudo de graça pra viver, sol e céu, luz e ar, rios e fontes, terra e mar"

                                                                                                                     Até quando?


Hoje no Brasil e no mundo enfrentamos graves problemas ambientais. Desmatamento, queimadas, poluição, excesso de lixo, enchentes, secas, tornados, furacões, ciclones, extinção de seres e espécies e o mais comentado nos dias em que vivemos, o aquecimento global. Mas será que tudo isso é realmente prejudicial? Como podemos liquidar ou ao menos frear tais problemas?

Hoje tanto no Brasil como no resto do mundo o problema da degradação do meio-ambiente vem se agravando devido ao consumo excessivo e a praticas incorretas dos recursos naturais pelo "bicho" homem.

Antes de discutirmos mais a fundo os problemas e soluções, temos que ter em mente que nem tudo que estamos abordando é tão ruim assim. Se nós falarmos de aquecimento global, por exemplo, temos que saber que se não o existisse, nossa vida aqui na Terra seria impossivel, congelariamos. O grande problema que é apontado para o aquecimento é o excesso, o super aquecimento do nosso planeta. Dentro deste contexto vale citar o ditado: " A diferença do remédio e do veneno está na dose". Mas não podemos esquecer de que é preciso, em caracter de urgência, frear o aquecimento global, se é que queremos viver com qualidade de vida e deixar os nossos descendentes também viver com qualidade de vida.

Desmatamento, queimadas, excesso de lixo e poluição só se resolverá com leis e políticas mais severas e efetivas e principalmente com uma sociedade consciente e educada, baseando-se na política dos 3R (reduzir, reutilizar e reciclar) e em praticas de sustentabilidade, onde possamos por meio da criatividade e de metodos alternativos continuar as produções, seja elas de lapis, caneta, carro, móveis, pneu ou o que mais for, sem agredir o meio ambiente. Podemos nos desenvolver, criando milhões de novos empregos e gerando fluxo de capital apenas com base na sustentabilidade. A cada dia que passa o termo sustentabilidade vem ganhando força. Seria atoa?

Infelizmente, a consciência de preservação ambiental ainda não existe na maior parte dos países, especialmente nos que integram o mundo subdesenvolvido, onde essa preocupação com o meio ambiente é, de modo geral, pouco expressiva.

O tempo não para, se não tomarmos atitudes com urgência aonde será que vamos parar? O que será do "bicho" homem daqui 10, 15, 20, 30 anos? Ou paramos agora com praticas incorretas dos recursos naturais ou a natureza nos engolirá. O que será de "nós"?




Renato Fel.

2 comentários:

  1. De fato o efeito estufa é necessário para a sobrevivência na terra. Mas quando falamos em aquecimento global estamos nos referindo ao desequilíbrio acentuado pelas queimas de combustíveis fósseis em atividades desenvolvidas pelo homem.
    Temos que buscar os meios adequados para promover o desenvolvimento e concordo com a opção de apoiar Marina Silva, pois é a única candidata que reconhece a importância dessa questão para o Brasil e o mundo!

    ResponderExcluir
  2. Drix Ramos,


    Exatamente isso que eu disse no artigo, estamos juntos nessa. Eu até queria ter falado sobre tranporte no artigo, mas nem ficaria adequado pela forma que eu escrevi o artigo. Mas coloquei no artigo as soluções: "Desmatamento, queimadas, excesso de lixo e poluição só se resolverá com leis e políticas mais severas e efetivas", aí pode se entender política de tranporte publico, em São Paulo por exemplo a implantação do "Coração Viário", bicicleta para lugares mais proximos. Leis mais severas e efetivas com relação ao desmatamento e queimadas e por aí vai. Em um outro momento eu darei mais detalhes de tudo.




    Atenciosamente,
    Renato Fel.

    ResponderExcluir