Impostômetro

Bem Vindo ao Blog da Galera

Aqui você interage, comenta, aprende e ensina.

O Blog do povo brasileiro! Democracia e diversidade aqui sempre!



Abraços a todos
Renato Fel.


----------------------------------------------

****** Atenção políticos ******

O Blog da Galera não vai descansar enquanto houver CORRUPÇÃO no Brasil. NÃO VAMOS NOS CALAR!



sábado, 18 de setembro de 2010

Gênios da Pintura nº 1 - Grünewald

A fé e o espírito religioso de um mestre quase desconhecido traduzidos por seu pincel em obras primas da arte cristã.

Estilo : Maneirismo

O nome completo de Grünewald era Mathias Grünewald.


Resumo de sua vida :


1480 -  Suposta data do nascimento do pintor.
1503 - Próvavel data da execução do altar principaç da Pieve de Lindenhart.  Data da execução do Cristo Escarnecido.
1505 - Presença do pintor em Aschaffenburg no Meno.
1510/1511 - O artista esteve a serviço da corte de Mogúncia-Aschaffenburg, no início sob a dependência do arcebispo Uriel von Gemmingen (falecido em 1514) e, em seguida, do arcebispo Alberto Brandeburgo. Participou em 1511 da construção do Castelo de Aschaffenburg.
1512/1514 - Anosnos quais se supõe tenha sido pintado o Altar de Isenheim, célebre obra prima grünewaldiana.
1515 - Prancha com a Fundação de Santa Maria Maior, que originariamente fazia parte de um altar de Nossa Senhora das Neves.
1521/1524 - Viagem a Halle; São Erasmo e Maurício; Queda de Cristo sob a Cruz e Crucificação.
1527 - Mudou-se de Frankfurt oara Halle a fim de trabalhar como mestre em hidraulica.
1528 - Faleceu em Halle






Alguns quadros de Grünewald :
(clique na imagem e amplie)




Cristo Escarnecido. Munique, Alemanha, Velha Pinacoteca. Originalmente, esta obra se encontrava em Aschaffenburg. Ela demostra profunda capacidade do pintor de sentir os maiores dramas humanos.

Altar de Isenheim (parte direita do tríptico). Ressurreição de Cristo. Colmar, Alemanha, Museu Unterlinden. Em contraposição à celeste luminosidade de Cristo, as trevas envolvem soldados e meio-ambiente.


  
Altar de Isenheim (parte central do tríptico). Crucifixão. A esquerda, Santo Antônio. A direita, observa-se São Sebastião. Colmar, Alemanha, Museu Unterlinden.




Altar de Isenheim (parte direita do tríptico). Tentação de Santo Antônio. Colmar, Alemanha, Museu Unterlinden. Aqui Grünewald revela-se, com profundidade, quase surrealista, na melhor das tradições de Bosch.




 
Altar de Isenheim (parte esquerda do tríptico). Visita de Santo Antônio a São Paulo Eremita. Colmar, Alemaha, Museu Unterlinden. Ve-se o interesse pela natureza, que é, para ele, mais um simbolo de Deus.




A Madona com o Filho. Stuppach, Baden-Wurtenberg, Alemanha. Este quadro - onde de novo salienta-se o interesse do artista pela natureza - pertencia ao altar de Santa Maria na cidade de Aschaffenburg.


 
Cristo cai com a Cruz. Karlsruhe, Alemanha, Pinacotea do Estado. Esta obra encontrava-se originalmente na Igreja Paroquial de São Martinho em Tauberbischofsheim - na província de Baden-Wurtenberg.


 
Altar de Isenheim (segundo quadro da parte centraldo tríptico). Encarnação de Cristo. Colomar, Alemanha, Museu Unterlinden. Essa é a cena que aparece, à primeira vista, após a abertura do tríptico.













Nenhum comentário:

Postar um comentário