Impostômetro

Bem Vindo ao Blog da Galera

Aqui você interage, comenta, aprende e ensina.

O Blog do povo brasileiro! Democracia e diversidade aqui sempre!



Abraços a todos
Renato Fel.


----------------------------------------------

****** Atenção políticos ******

O Blog da Galera não vai descansar enquanto houver CORRUPÇÃO no Brasil. NÃO VAMOS NOS CALAR!



domingo, 23 de maio de 2010

Plano Viário para cidade de São Paulo – “CORAÇÃO VIÁRIO”


A mobilidade viária hoje é um grande problema em todas as grandes cidades.
Na nossa cidade, não é diferente!

O transporte publico de qualidade sem duvida é essencial e um sonho para todos nós. Mas não podemos sonhar, um transporte publico de qualidade demoraria varias décadas para que ficasse pronto, atingindo assim, todos os cantos da cidade.

E não podemos esquecer que hoje o carro é um instrumento de trabalho.

Assim, em razão da crescente dificuldade de enfrentarmos o congestionamento viário, no trânsito infernal desta capital, é que apresento um plano vário denominado "CORAÇÃO VIÁRIO", que evidentemente poderá solucionar de vez este angustiante problema.

Cabe-me salientar que os estudos iniciais do plano viário foram apresentados ao memorável e, então prefeito, Jânio Quadros, em um almoço realizado na residência do senhor Simões Netto, ex-coordenador de trânsito do Estado de São Paulo, com as presenças, do saudoso Deputado Federal Samir Achôa, Cláudio Tucci, Procurador e Luís Aversa, Arquiteto.

O plano, em versão preliminar, foi discutido pelos participantes deste almoço, tendo sido aprovado pelo então Prefeito.

Mas, à vista dos parcos recursos existentes à época nos cofres municipais e, também, da dificuldade na obtenção de ajuda federal, sua execução foi deixada para o futuro.

Desta forma, devido ao agravamento do problema, com a instalação de um verdadeiro caos urbano, entendo que seja essencial reapresentar o Plano Viário, agora mais detalhadamente.

É um plano bastante audacioso, de custo elevado, mas perfeitamente exeqüível em razão de recursos disponíveis para seu financiamento, nas três esferas de governo : Federal, Estadual e Municipal.

A crise de mobilidade no trânsito afeta todos nós. É nociva a nossa saúde física e mental, aumentando o estresse, a prática de delitos, gerando conflitos sociais decorrentes da violência no trânsito, e de elevadíssimo custo financeiro.

Sei que houve uma série de tentativas para minimizar essa situação.

Por sua vez, a implantação pela Prefeitura do Rodízio Municipal de Veículos não alcançou o que se esperava.

Na verdade, privilegiou uma minoria em detrimento da grande maioria da população que continua sensivelmente sendo prejudicada.

A idéia, deste novo plano, é fazer com que os milhares de veículos que cruzam a cidade de São Paulo, de uma zoa a outra, em função do trabalho e, especialmente, de outros milhares vindo dos municípios da Grande São Paulo, passe a trafegar pelo "CORAÇÃO VIÁRIO", deixando as vias internas livre para o tráfego local.

Dessa forma com a melhor circulação dos veículos, não haveria mais dificuldades no cumprimento de nossas obrigações, sendo possível cada cidadão cumprir com todos os seus compromissos agendados, em função de seu trabalho diário.

Com a fluidez no trânsito os veículos da área de saúde (UTIS móveis, Ambulâncias), Corpo de Bombeiros, Resgate, Viaturas Policiais, todos que prestam serviços de fundamental importância para o resguardo e proteção da vida e segurança do cidadão, passariam a realizar seu trabalho de maneira mais rápida e eficiente.

O Plano, ora apresentado, poderá sofrer alterações para seu aprimoramento, com análise dos órgãos competentes para aprovação e execução do mesmo.

As alças de entradas e saídas deverão ficar a critério dos órgãos técnicos.

Acredito no pleno sucesso deste plano viário, penso que o Governo Estadual e o Governo Federal junto ao município poderão aprová-lo e investir em sua implantação o mais breve possível.

Afinal, tenho muito orgulho de morar na cidade que mais contribui para riqueza do nosso Brasil e, portanto, é indiscutível que São Paulo mereça a implantação de um Plano Viário de tal porte, para que possamos viver com mais qualidade nesta cidade.




Atenciosamente,
Renato Felisoni Jr. - um brasileiro de São Paulo





Ilustração do projeto (clique na imagem e amplie) :








 











38 comentários:

  1. acho voce um rapaz de muita imaginaçao e iniciativa, com vontade de inovar, e colocar em pratica as boas ideias que as vezes ficaram no passado e nao conseguiram ser realizadas, o amor que voce demonstra por nosso pais e emocionante, e como o velho ditado diz, o amor move montanhas, um beijinho andrea e andressa!!!

    ResponderExcluir
  2. É uma iniciativa m uito inteligente cuja relação custo X beneficio tem muitas vantagens. Quanto tempo e economia de combustivel, redução d ep ol uição e tempo na vida das pessoas vai ser economizado?

    Parabéns.
    Agora é torcer para que os políticos resolvam realizar a obra.

    Voce é um exemplo para os jóvens.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz...
    com a grana que vão gastar com isso aí deve dar pra construir uma cidade para uns 1,5mi de habitantes...

    não era melhor fazer outra cidade em outro lugar e mudar a capital do estado por exemplo?

    Pense nisso !

    ResponderExcluir
  4. DESCONT'OFERTAS...


    Não senhor... Não podemos parar o progresso por conta besteira. Não podemos parar uma cidade por conta do trânsito, temos que solucionar os problemas.



    Pense você um pouco melhor e reflita se realmente é melhor isso que você me disse???

    Parar a insdustria automobilistica é negocio?
    Deixar milhares de desempregados é negocio?
    Obrigar milhares de familias, que já estão perfeitamente estabelecidas e istruturadas em São Paulo, a se mudar é negocio?
    Separar familias por conta de uma idéia impensada dessas é negocio???



    Atenciosamente
    Renato Felisoni Jr.

    ResponderExcluir
  5. se todos pensassem como você, hoje viveriamos num país muito melhor, parabens pelos projetos e que um dia se concretizem

    ResponderExcluir
  6. Renato, vc tem muita coragem e ousadia.
    O plano é ambicioso e caro, mas urgente 'numa cidade como São Paulo, sobrecarregada com um trânsito de veículos ao qual nada até aqui deu jeito: rodízios, obras enfim - creio q o paulistano merece circular por sua cidade, de casa para o trabalho, para a faculdade, para qq lugar e de volta 'prá casa em tempo hábil a q se possa viver além do trabalho. Sim pq, somadas as horas q se perde nos congestionamentos diários ao próprio horário comercial, os moradores de São Paulo chegam em casa, comem e dormem como autômatos, num nível além do stresse. Falamos de uma cidade conhecida por não parar nunca - mas acredito q o didadão paulistano trocaria de bom grado essa medalha por um trânsito fluido o suficiente 'prá se ter essas horas fazendo outras coisas: inclusive "nada". Depois de um dia de trabalho cansativo, qq um merece essa opção.
    Agora é falar em tempo e custos.
    Em quais instâncias o projeto já chegou?

    ResponderExcluir
  7. eu acho que com este projeto solucionará o caos que é o trânsito de são paulo .. parabéns renato !

    ResponderExcluir
  8. Aew Renato essa sua ideia eh suavii eiin...
    se aprovarem esse projeto vaii melhorar e muiito o transito em São Paulo..

    eu aprovo esse projeto q vc fez...

    Parabens Renato..

    ResponderExcluir
  9. esse projeto é muito bom vai praticamente acabar com o transito de São Paulo


    Parabens

    ResponderExcluir
  10. Renato,resurgiu uma dúvida,qual seria a altura do elevado?As pontes existentes nas marginais não impendem o projeto?

    ResponderExcluir
  11. Gui...

    Meu caro, de forma alguma as pontes existentes inviabilizão ou impedem a execução do "Coração Viário". É muito facil, é só passar por cima dessas pontes, ou como já está pevisto passar por baixo, ali na ponte estaiada, aonde no Traçado Esquematico você pode ver o desvio e o túnel, isso foi feito não apenas pela ponte Estaiada, mas também por causa da Usina de Traição.

    Quanto a altura das pilastras de sustentação, isso é a critério dos tecnico. Mas acredito eu que não é maior que as pilastras da ponte Rio/Niteroi ou ainda que as do Rodoanel, até porque essas estão em cima do Mar e da Represa e o "Coração Viário" do Chão, do concreto.

    ResponderExcluir
  12. E qual seria a profundidade do túnel do "Coração Viário"?

    ResponderExcluir
  13. Olha... a profundidade do túnel, tende ficar a cargo dos orgãos tecnicos.

    Primeiro temos que lembras que alí para os lados do Morumbi tem o túnel do Jânio, então tem que passar embaixo deste túnel. Mas acredito eu que não será mais profundo que o túnel o Eurotunel que liga duas cidades por baixo do mar, esse é muito mais simples e com a tecnologia e a engenharia que temos hoje fica mais facil a realização do túnel.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado

    É de projetos inteligentes como esse que São Paulo precisa

    ResponderExcluir
  15. Renato,

    Senssacional esse projeto, eu morei 4 anos aí em São Paulo e é um inferno o transito de São Paulo... talvez eu volte eu adoro São Paulo, mas com esse trânsito que você não pode se mover para muito longe fica ruim, estou pensando ainda.

    Mas parabens, é disso que uma cidade do tamanho e da importancia de São Paulo para com o todos brasileiros merece.

    ResponderExcluir
  16. Comunidade no Orkut do Coração Viário :


    "Coração Viário" já

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103014272

    ResponderExcluir
  17. Ótima iniciativa !!!

    Mas na minha opinião todo este "projeto" não passa de um "sonho" !

    Acredito que seja completamente inviável na questão técnica, financeira e até mesmo na questão da poluição visual !!

    Já temos o Elevado Costa e Silva que é uma aberração da Engenharia e repetir o erro nas Marginais será o cúmulo da incompetência...

    Acredito que a solução para o trânsito da cidade de São Paulo , é o aumento das linhas de metrô.

    Com um transporte público eficiente, com certeza muitas pessoas deixariam o carro em casa.

    Não precisamos de projetos faraônicos , precisamos sim, de projetos viáveis e eficientes...

    Mas como vivemos em um país democrático, opiniões são sempre bem vindas ....

    ResponderExcluir
  18. Confesso ter levado um tempinho pra assimilar a idéia, por não estar muito familiarizada com as vias paulistanas... Posso estar errada, mas num primeiro momento, o que chama a atenção no projeto é a alteração da paisagem, provavelmente pra pior se considerarmos que sobrepondo vias asfaltadas o número de veículos (potenciais poluidores) também aumentaria...
    Na capital das grandes distâncias, que polarizam casa e trabalho e dos megacongestionamentos que sequestram o tempo de lazer e descanso a que sua população tem direito, ainda considero o crescimento das linhas de metrô/trem um melhor investimento a médio prazo. Só um transporte coletivo de qualidade (seguro,veloz e a preço justo) tiraria de circulação boa parte da frota de veículos... uma meta para qualquer grande cidade do mundo.
    Gostei mesmo, Renato, da sua iniciativa de propor o debate a respeito de um "coração viário" observando que toda contribuição por meio de sugestões críticas e/ou aperfeiçoamentos ao projeto supracitado seja válida na tentativa de minimizar os problemas decorrentes do trânsito caótico da capital. Tão importante quanto opinar é ter iniciativa e atitude, sejamos nós paulistanos por origem ou opção.
    Espero que possa encaminhar nossos pareceres às autoridades competentes, quebrando mais um paradigma cultural brasileiro: ame-a ou deixe-a (São Paulo - SP)porque progredir é sempre possível.
    Atenciosamente,

    Lia Pereira

    ResponderExcluir
  19. RESPONDENDO A LIA E AO ISRAEL,


    "O transporte publico de qualidade sem duvida é essencial e um sonho para todos nós. Mas não podemos sonhar, um transporte publico de qualidade demoraria varias décadas para que ficasse pronto, atingindo assim, todos os cantos da cidade.

    E não podemos esquecer que hoje o carro é um instrumento de trabalho.


    É um projeto bastante audacioso, de custo elevado, mas perfeitamente exeqüível em razão de recursos disponíveis para seu financiamento, nas três esferas de governo : Federal, Estadual e Municipal.

    A crise de mobilidade no trânsito afeta todos nós. É nociva a nossa saúde física e mental, aumentando o estresse, a prática de delitos, gerando conflitos sociais decorrentes da violência no trânsito, e de elevadíssimo custo financeiro."


    *Pode citar ainda o exemplo da cidade de Paris que tem um trânsporte publico de qualidade, tem Metrô em todos os cantos da cidade. Paris começou a investir no trânsporte publico no final do sec. XIX, atingindo a qualidade e perfeição só agora no Sec. XX! aí já se foram mais de 1 SECULO!





    Renato Fel.

    ResponderExcluir
  20. CONTINUANDO A RESPONDER A LIA E AO ISRAEL,


    Me respondam por favor...


    Aonde vocês enfiariam os 6 milhões de veículos já existentes???

    E daqui 5... 10 anos quantos milhões serão??? Sem auternativas não chegariamos ao caos???


    Se vocês não sabem o trânsporte publico em dia de semana nos horarios de pico já está operando no limite, será que SOMENTE com investimento no metrô resolve???

    Será que é solução então deixar os carros nas garagens e todo mundo ir de metrô??? Será que suportaria???


    E os milhões de empregados das fabricas e montadoras como que ficam, desempregados?

    E as milhares de concessionarias onde existem milhares de tabalhores, também ficarão desempregados?

    E os milhares de comerciantes que trabalhão em função do automóvel, paralisariam suas atividades?


    Não sejamos egoistas!



    *Quero salientar que eu sou francamente favoravel ao investimento no trânporte publico, e não se pode parar com o investimente. Mas também sou favoravel a manutenção e criação de milhões de empregos decorrentes da fabricação de automóveis.




    Renato Fel.

    ResponderExcluir
  21. CONTINUANDO A RESPONDER A LIA E AO ISRAEL,


    A relação custo X beneficio tem muitas vantagens.


    A crise de mobilidade no trânsito afeta todos nós. É nociva a nossa saúde física e mental, aumentando o estresse, a prática de delitos, gerando conflitos sociais decorrentes da violência no trânsito, e de elevadíssimo custo financeiro.

    Chegou no limite, o trânsito da nossa cidade está afetando diversas ares, como saúde, segurança e a parte economica de nossa Cidade e nação.


    Com a melhor circulação dos veículos, não haveria mais dificuldades no cumprimento de nossas obrigações, sendo possível cada cidadão cumprir com todos os seus compromissos agendados, em função de seu trabalho diário.

    Com a fluidez no trânsito os veículos da área de saúde (UTIS móveis, Ambulâncias), Corpo de Bombeiros, Resgate, Viaturas Policiais, todos que prestam serviços de fundamental importância para o resguardo e proteção da vida e segurança do cidadão, passariam a realizar seu trabalho de maneira mais rápida e eficiente.


    - Tempo,
    - Economia de combustivel (ainda mais quando estamos importanto da Venezuela gasolina),
    - Redução da poluição, gerada pela queima inutel de conbustivel em gigantescos congestionamentos e sabe-se hoje que quando o carro circula em uma velecidade mais elevada ele chega mais rapido ao seu destino e o escapamento polui menos.




    Será que tudo isso não torna a obra praticamente de graça???


    Além da manutenção de milhões de empregos decorrentes da fabricação de automóveis.



    Repito, será que tudo isso não tras muito mais lucros e vantagens do que deixar chegar ao caos?





    Atenciosamente,
    Renato Fel.

    ResponderExcluir
  22. Esse projeto por um acaso já foi registrado?



    Rafaela

    ResponderExcluir
  23. Sim, esse Plano Viário já foi devidamente registrado.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Renato ....

    Acho interessante a defesa que você faz desse projeto...

    Mas acredito que defendê-lo com unhas e dentes sem levar em consideração a opinião das outras pessoas, pode transformar uma idéia inovadora em puro fanatismo.

    Se este canal de comunicação for para debater, é válido... Mas discordo completamente se a idéia for de querer uma "aclamação" a este projeto.

    Quanto ao projeto em si, acho uma boa iniciativa, mas tecnicamente financeiramente é inviável!

    Não precisamos de um coração viário, nós precisamos de um Cérebro Viário!!

    O investimento de forma intensa no transporte público, é a única saída para diminuição do trânsito.

    E esse papo de desemprego no setor automobilístico é pura balela... O brasileiro gosta de carro e não vai deixar de utilizar o carro para viajar, sair com a família, visitar os amigos , etc.

    Só que o carro não pode ser a única alternativa!!!! Você pode ter certeza que muitos adorariam ir ao trabalho com um transporte público eficiente e utilizar o seu veículo aos finais de semana...

    o Cérebro Viário consiste em soluções para beneficiar o coletivo e não individualismo...

    Precisamos de alternativas racionais e não emotivas...

    Precisamos de idéias modernas e não futuristas...

    O brasileiro quer algo concreto, racional, objetivo e não algo abstrato e faraônico !!!

    E quanto aos os 6 milhões de carros que você questionou onde eles devem ser enfiados, pois bem, parte deles poderiam ser utilizados de forma solidária, afinal, dar carona pode ser uma boa. Outra parte poderia ficar nas garagens, desde que o transporte público seja eficiente. E outra parte poderia ir para o ferro velho, pois uma boa parte da frota existente, não tem o mínimo de condição de circular...

    E você pode ter certeza, se a fiscalização neste país fosse séria, muitos desses veículos inseguros estariam longe das ruas .

    Quanto a indústria automobilística, São Paulo não é o único mercado dela, existe uma coisa chamada exportação, existe outra coisa chamada " outras cidades" e também existe uma outra coisa chamada " vida útil do veículo, ou seja, desemprego neste setor não ocorrerá.

    Atenciosamente.

    Israel, um paulistano nato, que pensa de forma racional.

    ResponderExcluir
  25. Repondendo ao Israel


    Esse blog é um blog aonde você interage, comenta, aprende e ensina.

    O Blog do povo brasileiro! Democracia e diversidade aqui sempre!

    ResponderExcluir
  26. Continuando a responder ao Israel


    Acho que você não sabe o que é relação custo X beneficio.

    É melhor jogar todos os dias milhões de dinheiro no lixo, ou investir um pouco e ficar tranquilo por muitos e muitos anos?

    Realemnte não precisamos de alternativas emotivas e/ou palheativas, como nossos prefeitos gostam muito de fazer em São Paulo.

    Precisamos sim de algo concreto, factivel, exequivel e isso só se da com o CORAÇÃO VIÁRIO e o metrô.

    Se você não percebeu ou assimilou, o CORAÇÃO VIÁRIO facilita o transporte publico, pois ao mesmo tempo que gera e mantem postos de trabalho, empregos, ele deixa livre para uma maior circulação de onibus, deixa livre para poder fazer corredores mais largos e inteligentes e não esses que temos na cidade de Sâo Paulo.

    Quanto ao metrô, eu já disse e repito, sou francamente favoravel e acho essencial o investimento no metrô.



    *Sempre em um debate, em uma troca de ideais você defende a sua ideia até que lhe provem o contrario e aí ou fica quieto (Covarde, fraco, imbecil) ou você concorda com a pessoa e reconhece que ela está certa.




    Atenciosamente,
    Renato Fel.

    ResponderExcluir
  27. Graças à visibilidade que ganhamos com as mídias sociais, hoje em dia podemos difundir e tornar notáveis nossos pensamentos, ações, projetos, causas... assim conheci este endereço e a um pedido seu, vim postar minhas impressões a respeito do assunto supracitado.

    Se ao concordar com suas opiniões em alguns pontos e divergir em outros, minhas exposições neste "debate" passam a ser desmerecidas (se bem entendi, muita deselegância de sua parte), não vejo sentido em continuar postando.

    Seu último comentário foi de uma prepotência lamentável. Estou francamente decepcionada com sua postura meramente emotiva frente a argumentações racionais e pertinentes.
    Sem mais, porque me enganei quanto a real finalidade deste seu blog.

    ResponderExcluir
  28. LIA,


    Vejo tanto você como o Israel querendo desmerecer de uma forma ou de outra o grande plano aqui apresentado pelo Renato Fel. Qual a intenção disso eu não sei, mas não concordo nem um pouco com o que vocês estão falando. Mas é como ele disse aqui é um debate e sempre em uma debate você defende a sua opinião até que provem o contrario e aí você pode passar reto(imbecilmente, covardemente) ou então pode reconhcer que a pessoa está correta.

    Isso aqui é um debate minha querida, é lógico que em alguns pontos haverão divergencias, mas leia tudo de novo e pense bem em tudo que o Renato está falando, não queira nivelar tudo por baixo, só porque o projeto não é seu ou proque está a mando de alguém para fazer desmerecer esse brilhante Plano Viário.

    ResponderExcluir
  29. Tem gente aqui, que parece polítco, só critica e critica, sem realmente saber o que é o projeto, parece que tem dor de cotovelo, assim não podemos ir para frente.

    São Paulo merece um Plano Viário de tal porte, precisamos progredir, não podemos parar!

    Metrô + Coração Viário acho que é realmente a solução para São Paulo.

    ResponderExcluir
  30. COMUNIDADE NO ORKUT DO CORAÇÃO VIÁRIO :



    "CORAÇÃO VIÁRIO" JÁ! :

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103014272

    ResponderExcluir
  31. Espero que este canal continue democrático, sem censura, mas com um bom nível..!

    Gostaria de informar que sei muito bem o que é custo beneficio...

    Mas a propósito, já que você citou isto , você teria alguma estimativa , mesmo que remota, mesmo que sonhadora ou mesmo que seja um belo chute, o quanto um mega projeto faraônico desses custaria????

    E quanto a viabilidade técnica , você tem noção do quanto esta obra é complexa? Você acredita que seja uma obra viável?

    Não duvido da engenharia, mas com tanta complexidade, este projeto seria facilmente engavetado, seja por questões financeiras ou por questões técnicas.

    É só consultar um engenheiro especializado em obras públicas e um especialista em finanças públicas que você seria desenganado....

    Atenciosamente.


    Israel , sensato, objetivo e mantendo o nível.

    ResponderExcluir
  32. ISRAEL,


    Custo é só você ver o quanto se perde todos os dias com os congestionamentos em diversas areas, segurança, saúde, queima de combustivel inutilmente e poluíção.


    Viabilidade tecnica creio eu que a parte do tunel não será mais profundo e complexo que a do EUROTUNEL, liganda a França a Inglaterra por debaixo do mar.
    E creio eu que a parte do elevado não será mais alto e mais complexo que a ponte Rio-Niteroi, aonde está em cima do mar e/ou mesmo o rodoanel que passa em cima da represa. O CORAÇÃO VIÁRIO não passa nem em baixo do Mar, nem em cima do mar e nem em cima da represa.


    Quero apenas o desenvolvimento sustentavel de São Paulo e de nossa patria amada Brasil.




    Atenciosamente,
    Renato Fel.

    ResponderExcluir
  33. Bora pra frente Brasil, São Paulo merece um plano viário como este! Coraçãoviário Já!

    ResponderExcluir
  34. nossa,seria a solução dos 'problemas'.òtimo,de verdade.

    ResponderExcluir
  35. Nosso atual governo demorou 16 anos para construir a metade do Rodoanel... até terminarem esse coração a cidade já morreu. São Paulo já tem ruas o suficiente. Já metrô? 1/4 do que há em Paris.

    ResponderExcluir
  36. Well Amarante,

    Se analizar o traçado esquemático, para a realizadção do Coração Viário, quase não se tem desapropiação, esse é 1 ponto.

    2º ponto eu também acho temos que investir sempre em metrô, mas não podemos sonhar por temos grandes exemplos internacionais como Londres e Paris que começaram a investir no metrô no final do Sec. XIX com a Revolução Industrial e só agora no Sec. XXI tem metrô em todo canto da cidade, mas aí já se foram mais de 1 século.

    ResponderExcluir
  37. Grande Jânio Quadros!!!

    Se não for uma obra assim faraônica, não vai resolver pra já. JA tem essa enganação do rodizio.

    Se parassem de roubar um pouco teria verba pra isso fácil.

    Tenho dito.

    André Stoianov

    ResponderExcluir
  38. O Coração Viário seria uma saída para resolver o transito caótico de São Paulo.Na minha opinião, executar este plano não é caro:CARO são os IMPOSTOS que nós pagamos dia-à-dia, CARO é o PREÇO do feijão no mercado, CARO são aqueles que pagam com a VIDA por esperarem por um ambulância que ficou presa num engarrafamento. Acredito que com dinheiro de MENSALÕES, NA MALA, COM A COPA, ATÉ NA CUECA, se constrói corações viários.Bom dinheiro temos, o que falta é vergonha na cara, falta nós brasileiros exigirmos mais dos nossos governantes. A humanidade só sonha sonhos que consegue realizar,embora seja audacioso nada é impossível.

    ResponderExcluir