Impostômetro

Bem Vindo ao Blog da Galera

Aqui você interage, comenta, aprende e ensina.

O Blog do povo brasileiro! Democracia e diversidade aqui sempre!



Abraços a todos
Renato Fel.


----------------------------------------------

****** Atenção políticos ******

O Blog da Galera não vai descansar enquanto houver CORRUPÇÃO no Brasil. NÃO VAMOS NOS CALAR!



domingo, 30 de janeiro de 2011

Entendendo Comunismo, Socialismo e Capitalismo - parte III

- CAPITALISMO -  

Capitalismo (s.m.) é um sistema econômico e social baseado na propriedade privada dos meios de produção, que tem em vista o lucro, do qual os trabalhadores não participam; estes recebem um salário em troca de sua força de trabalho.
 
Consulta: Larousse Cultural.


Segundo os Dicionários Priberam e Michaelis
:
 
capitalismo
s. m.
1. Influência ou predomínio económico ou político do capital.
2. Conjunto dos capitalistas.
 
 capitalismo
ca.pi.ta.lis.mo
sm (capital2+ismo) 1 Influência ou supremacia do capital. 2 Sociol Organização econômica em que as atividades de produção e distribuição, obedecendo aos princípios da propriedade privada, da competição livre e do lucro, produzem uma divisão da sociedade em duas classes antagônicas, porém vinculadas pelo mecanismo do mercado: a dos possuidores dos meios de produção e a do proletariado industrial e rural. C. de Estado: sistema de capitalismo no qual o capital é largamente controlado ou possuído pelo Estado.






- SOCIALISMO - 

O Socialismo pode ser de três formas, radicalização democrática, uma etapa para se chegar ao Comunismo, ou ainda, ditatorial. Sendo radicalização democrática, então foge do  Comunismo, nunca avançará para etapa do Comunismo. Sendo Ditatorial pode vir a chegar ao Comunismo por meios mais radicais, como o da imposição ou repressão, mas todos nós sabemos que Ditador não larga o cargo, quer sempre estar no poder. E sendo utilizado como etapa, como transição do Capitalismo para o Comunismo, então chegará uma hora que não teremos a presença do Estado.

 
Segundo os Dicionários Priberam e Michaelis
:

socialismo

s. m.
Sistema daqueles que querem transformar a sociedade pela incorporação dos meios de produção na comunidade, pelo regresso dos bens e propriedades particulares à colectividade!, e pela repartição, entre todos, do trabalho comum e dos objectos! de consumo.
 
socialismo
so.cia.lis.mo
sm (social+ismo) 1 Toda doutrina que prega uma transformação radical do regime social, sobretudo da propriedade, visando a melhorar as condições dos trabalhadores manuais ou da indústria, bem como dos trabalhadores dos campos. 2 Sociol Doutrina que preconiza a propriedade coletiva dos meios de produção (terra e capital), e a organização de uma sociedade sem classes. 3 Polít Sistema de organização da sociedade baseado nessa doutrina. S. coletivista: sistema que pretende a solução dos problemas sociais com a coletivização da propriedade e que se biparte em dois outros sistemas principais: o do cooperativismo, por ação educativa gradual, e o do comunismo, mediante revolução. S. cristão: sistema que prega a solução dos problemas sociais pela adoção do espírito da caridade cristã, com melhor entendimento entre patrões e empregados segundo os ensinamentos da Igreja Católica. S. de Estado: teoria pela qual se faz apelo à iniciativa do Estado para a solução dos problemas sociais.




- COMUNISMO - 

No Comunismo não há mais a presença do Estado e basicamente tudo é dividido por igual para todos. Vale lembrar que nunca na história se atingiu a etapa do Comunismo, que podem ser explicados por diversos motivos, mas que convenhamos foi mesmo pela falta de maturidade e evolução da humanidade, dentro disso podemos até dizer que o Comunismo é realmente UTOPIA.




Segundo os Dicionários Priberam e Michaelis
:

comunismo

(francês communisme)
s. m.
Sistema político, económico e social que tende para a supressão da luta de classes pela colectivização! dos meios de produção.

comunismo
co.mu.nis.mo
sm (comum+ismo) Doutrina ou sistema social que preconiza a comunidade de bens e a supressão da propriedade privada dos meios de produção (terras, minas, fábricas etc.).
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário